Os jogos da lusofonia

por Da Águeda Laura,  1º ano LLCE Portugais 

Os jogos da lusofonia são um evento multidesportivo entre países de língua portuguesa. Este evento é uma espécie de jogos olímpicos disputados entre os diversos países lusófonos. A associação que representa os jogos é a ACOLOP ( a Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa). Foi fundada a 8 de junho de 2004, em Lisboa. O principal objetivo é de reforçar a união e cooperação dos seus associados, através do desporto. Aliás, a ideia de integrar o mundo lusófono pelo desporto é outro dos objetivos principais e estes jogos são oficialmente reconhecidos pelo Comité Olímpico Internacional.

Estes jogos contam já três edições: em Macau em 2006, em Lisboa em 2009 e em Goa em 2014. Os próximos jogos serão em Maputo em 2017 e em Luanda em 2021. Os diferentes jogos disputados são o atletismo, o basquetebol, o futebol, o judo, o taekwondo, o tênis de mesa, o voleibol e o voleibol de praia. Na classificação de medalhas, o Brasil está em primeiro lugar, Portugal e a Índia estão respetivamente em segundo e terceiro lugar nesta classificação. O hino que representa os jogos da lusofonia foi escrito por Luís Pedro Fonseca. Tal como nos Jogos Olímpicos, é cantando antes de cada jogo e durante a cerimónia de abertura.

Cada desporto dos jogos merece uma atenção particular por parte da organização e só são selecionados desportos com muita tradição nos países lusófonos ou pelo menos em alguns deles. O taekwondo, por exemplo, é uma arte marcial criada na Coreia. Combina combate e técnicas de auto-defensa com o desporto e exercício físico. Em 1989, era a arte marcial mais popular do mundo. Faz parte dos jogos da lusofonia desde a sua primeira edição em 2006, em Macau. A categoria masculina foi introduzida em 2006, e a categoria feminina em 2009. As categorias masculinas e femininas têm o mesmo número de medalhas. O futebol faz também parte dos jogos da lusofonia. É um desporto popular em todos os países lusófonos. Em 2006, Portugal conquistou a medalha de ouro. Cabo Verde ganhou o primeiro lugar na edição seguinte.

Para concluir, podemos dizer que os jogos da lusofonia permitem a unificação dos países lusófonos através do desporto e do convívio amical entre os atletas. Além disso, é uma forma de dar a conhecer alguns dos desportos praticados em alguns dos países ou regiões de língua portuguesa e que são menos conhecidos nos restantes países como é o caso do tênis de mesa, muito praticado em Macau e na Ásia e menos praticado nos restantes países de língua portuguesa.

Apesar do objetivo de união e de convívio, a ACOLOP procura também o reconhecimento internacional para os Jogos da Lusofonia.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s