O telemóvel: um mundo virtual

Imagem

O telemóvel está muito presente na vida das pessoas. Hoje todos têm um telemóvel e é raro ver alguém que não o tenha. É útil para ligar à sua mãe, ao seu pai, ao seu namorado, à sua avó ou aos amigos para dizer-lhes alguma coisa importante (ou não). Podemos ouvir música ou quando estamos no comboio, no autocarro, no carro ou em casa, não importa a localizão, podemos ainda jogar alguns jogos.

Mas esta tecnologia moderna, que 75% da população mundial tem, pode ser benéfica para as pessoas e para a sociedade?

Eu penso que o telemóvel é muito útil para manter o contacto com um amigo, por exemplo, que não semuito tempo porque mora longe. Se eu tenho um problema e não posso ir a um encontro ou vou chegar um pouco atrasada, eu posso avisar. Permite também chamar a polícia se eu for vítima ou testemunha de um acidente.

Atualmente o telemóvel tem muitas aplicações: posso ouvir música, ver televisão, ir à internet, jogar jogos, utilizar a calculadora, utilizar o cronómetro, enviar mensagens… mas mesmo se ele tem muitas utilidades, antigamente o telemóvel não existia e as pessoas eram mais sociais.

Agora, para mim, o mundo não é real mas sim virtual. Por exemplo, quando uma amiga vem a minha casa, em vez de tocar à campainha para que eu lhe abra a porta, ela envia-me uma mensagem dizendo que chegou. Aqui o telemóvel favorece a timidez porque ela nao ousa tocar.

Também penso que o telemóvel é um objeto prejudicial para as pessoas, é como uma droga. As pessoas eso sempre com o seu telemóvel no jardim, na cozinha, na casa de banho… em todos os lugares. Não podem ficar um momento tranquilos sem consultar o facebook ou pensar que vão receber uma mensagem.

mais uma coisa que me irrita: quando estou a falar com uma amiga e ela não se interessa pelo que estou a dizer porque está a enviar mensagens. No final, ela ainda me pergunta:O que é que tu disseste?”. Esta atitude irrita-me imenso.

Contudo, o telemóvel permite ter uma vida social, mas uma vida social virtual. Para mim a vida não deve ser virtual mas real. O virtual é parecido com um sonho e é preciso estabelecer a diferença entre ambos. 

Sair da casa é muito importante paraa moral e para o corpo. O telemóvel é util para organizar um encontro. Mas é só. As conversas devem ser tidas “ao vivo”, no bar ou num outro lugar, não importa. O que é bom para a saúde é sair e ver pessoas. Então não use o telemóvel para longas discussões: use-o para ligar a um amigo e convidá-lo para ir tomar um café.

Texto redigido por Mélodie Ray, aluna de 1ºano de Lettres, Langues et Civilisations étrangères parcours Portugais da Universidade Blaise-Pascal.

Fonte da imagem: http://artefactogeracional.blogspot.fr/

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

