Bonga, o embaixador da música angolana

Image

“Toda a cultura estava sob a dominação portuguesa, a língua tradicional estava banida, as músicas africanas também. Como não tínhamos armas para combater, resistíamos com cultura, criando principalmente grupos de música folclórica, interpretando canções ancestrais.”

José Adelino Barceló de Carvalho nasceu em 1942, em Kipiri, na província do Bengo, ao norte de Luanda, Angola.  Desde os seus 10 anos, acompanhou seu pai, que tocava “a rebita”, o ritmo dos pescadores da Ilha do Cabo, um dos bairros mais pobres de Luanda. Nesse tempo, a mobilização popular contra a ocupação portuguesa se organizava principalmente em torno da música tradicional e das narracões dos antigos, então discriminadas e impedidas de se manifestar em sua plenitude. A música era para Bonga uma forma de lutar sem armas, era uma forma de resistência cultural.

Com 23 anos de idade, depois de ter alcançado os maiores títulos de atletismo em Angola, foi para Portugal e lá conseguiu o recorde dos 400m (título que guardou por cerca de dez anos). Foi quando mudou seu nome para “Bonga Kuenda”, nome africano que quer dizer “aquele que vê, aquele que está à frente e em constante movimento”. Com o início dos movimentos a favor da independência das ex-colônias portuguesas, Bonga passou mensagens entre compatriotas que lutavam pela independência de Angola. Mas a polícia deu-se conta de que Bonga e Barcelo eram a mesma pessoa. Apenas teve tempo de fugir para a Holanda, onde encontrou músicos de Cabo Verde com quem gravou seu primeiro álbum: “Angola 72”.

Se você não conhece ainda “o embaixador”, poderá apreciar seu imenso talento escutando seu trigésimo álbum, “Hora Kota”, no link seguinte: http://www.myspace.com/bongaangola

por Aurélie Hillairet

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Artes, Musica, Retratos com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s